AFRO NATURAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AFRO NATURAL

DESCOBRIR TODA A BELEZA DO CABELO AFRO E MESTIÇO.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Cabelos Naturais e Trabalho

Ir para baixo 
+23
crizinha
Nycka28
Déia
Bia Rios
rafaelfeliciojr
Booty
teca
pimenta caiena
maise
priscilinha
Narinha
Peta
Aloé
sueka
edmara
Vanessinha
Ororo - Kaisa
Gal
Nicapinica
Cris Sikeira
jujubinha
gui_catanduva
Nycka Braz
27 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
rafaelfeliciojr

rafaelfeliciojr


Masculino Número de Mensagens : 2
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 28/12/2009

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty10/02/10, 08:32 am

Eu não tenho muito problema com isso. Sou funcionário público e advogado autônomo. Mas é engraçado. Outro dia estava no fórum com um black ENORME (e terno, claro). Não tinha uma só pessoa que não olhasse pra mim...

Quem realizou a audiência nesse dia foi um conciliador negro careca e bastante simpático. Quando acabamos a audiência, fui buscar a ata com ele e, ao me entregar ele disse: "gostei do cabelo, amigo". Achei bacana.

No órgão que trabalho também sou atração, sou o único que tem coragem de assumir o black por lá. Tem gente que passa no meu setor só pra me zoar, mas levo tudo na brincadeira. Outro dia, um cara até tirou foto escondido de mim com o celular, vê se pode?

Atualmente, não estou usando o black, estou com tranças nagô com continhas brancas peroladas nas pontas. Tá bem bacana. Mas entre uma trança e outra deixo o black alguns dias. E vou criando polêmica!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty10/02/10, 11:06 am

Legal, assumir assim o cabelo , a negritude.Eu uso black faz tempo e antes de usar ficava com medo de não se bem vista por causa do cabelo, isso e aquilo. Aí parei de trançar para ver se eu aceitava meu cabelo como é, pois o problema estava comigo que tinha preconceitos internos. De lá pra cá desenvolvi uma relação de amor com o cabelo, mudo os penteados. E saio muito e nunca fui discriminada é comum, a última surpresa que tive foi quando um negro me disse - Nossa é tão raro as negras assumirem o cabelo, pois a maioria usa henê, permanente, mas é necessário também estudar para bancar o afro, falar bem...

Achei super racista essa afirmação e disse não liga não vou pensar isso quando começar a fazer minha segunda faculdade. Posso?
Ir para o topo Ir para baixo
Nicapinica

Nicapinica


Feminino Número de Mensagens : 254
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/12/2008

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty10/02/10, 06:48 pm

Adorei o relato do Rafael... Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Icon_rr
Parece que nossos cabelos incomodam, surpreendem, polemizam... Mas ao mesmo tempo é bom quando alguem reconhece o trabalho!

E Nycka, que mente fechada dessa pessoa, hein? Como se p/ compensar o "cabelo ruim" fosse necessario ter estudo... Aff... Uma pena que às vezes os comentários mais absurdos venham de outros negros... Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Icon_sad
Ir para o topo Ir para baixo
Bia Rios

Bia Rios


Feminino Número de Mensagens : 11
Idade : 31
Localização : RJ
Data de inscrição : 20/08/2010

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty20/08/10, 04:09 pm

Eu não trabalho... Mas tem uma história que talvez se enquadre, é a do meu pai.
Ele é negro e cabelereiro. Um ótimo cabelereiro, diga-se de passagem.
E ela chegou no salão pedindo pra fazer não lembro o que.
Enfim, ele foi lavar o cabelo dela e então ela disse: "Ué? Vc quem vai fazer o meu cabelo?" E ele disse, que seria ele sim. Daí ela disse: "Mas vc tem cara de pedreiro"
O melhor foi a resposta dele: "Vc prefere um cabelereiro com cara de pedreiro ou um pedreiro com cara de cabelereiro"
Mando, não?
Óbvi que eu ri até não poder mais dessa história, mas bem ou mal, foi uma coisa ridícula, essa. Siceramente...
E continuando lá no salão em que ele trabalha...
Ele me apresentou a uma cliente dele, e quando ela me viu, fez os comentários, lá: "Nossa, como você é linda, tal, tal"
Não sei que rumo a conversa tomou, só sei que quando eu falei que era negra, ela olhou pra me disse: "Não, vc nao precisa se PREOCUPAR, vc nao e negra, vc e moreninha"
kkk²
Sinceramente, me preocupar? me preocupar por que?
Tá certo, eu nao sou lá uma negona, nunca passei por preconceitos, mas digo que sou negra porque passou de seis horas já é noite
shauhsuahushuhs
mas mesmo se fosse? e daí?
as pessoas ainda tem uma mente medieval!!
aff
Ir para o topo Ir para baixo
Déia

Déia


Feminino Número de Mensagens : 27
Idade : 47
Localização : Suíça,Bern
Data de inscrição : 26/05/2009

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty28/08/10, 07:20 am

Oi gente,
nossa acho que sem a ajuda de vocês não iria supera essa fase
de Abstinência...rs afro 3 semanas já... Pouquinho né... Mais se Deus quiser
não vou desistir... Deus e eu né... rs Graças a Deus estou superando Smile
Estou sempre por aqui no forum lendo tudo que vocês escrevem...
Vocês do forum são Pessoas incomparaveis!!! E estou lendo muito pesquisando sempreeee...
Acreditam que passo horas na frente do computador só pesquisando sobre Afro natural...
E tenho descobrido coisas interessantes como maneiras de cuida, pessoas na mesmo luta...
me add em algumas comunidades no orkut... E tudo isso é o que me
dar forças para continua... Obrigada a todos do forum pela maravilhosa ajuda e apoio.
bjos
Déia afro
Ir para o topo Ir para baixo
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty26/11/10, 11:57 pm

pimenta caiena escreveu:
gente,
achei interessante dividir esssa conquista nesse espaço de pessoas tão adoraveis. acabo de chegar de uma entrevista de emprego. Fui com meu cab. black, apesar de ter ouvido algumas sugestões para "dar um jeito nele", depois de ter meu curricullum avaliado fui aceita como acessora de comunicação do gabinete de um deputado estadual, começo segunda feira. o próprio, qué é branco, fez questão de me cumprimentar, me parabenizou e disse que meu jeito de ser é de uma pessoa auto confiante, que não teme a opinião dos outros, pensa por sua propria cabeça e por isso eu havia sido escolhida. estou muito feliz; por ter conseguido um emprego importante sem ter que abrir mão de minha identidade.
bjos a tod@s.

Me emocionou, parabéns! estou muito feliz por você!!1
as vezes o problema está em nós e não nos outros.... o duro é enchergar isso
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty27/11/10, 12:03 am

Bia Rios escreveu:
Tá certo, eu nao sou lá uma negona, nunca passei por preconceitos, mas digo que sou negra porque passou de seis horas já é noite
shauhsuahushuhs
mas mesmo se fosse? e daí?
as pessoas ainda tem uma mente medieval!!
aff

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!! passou de seis horas já é noite é ótima!!!

a história do teu pai também é muito engraçada rsrsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty27/11/10, 12:04 am

Déia escreveu:
Oi gente,
nossa acho que sem a ajuda de vocês não iria supera essa fase
de Abstinência...rs afro 3 semanas já... Pouquinho né... Mais se Deus quiser
não vou desistir... Deus e eu né... rs Graças a Deus estou superando Smile
Estou sempre por aqui no forum lendo tudo que vocês escrevem...
Vocês do forum são Pessoas incomparaveis!!! E estou lendo muito pesquisando sempreeee...
Acreditam que passo horas na frente do computador só pesquisando sobre Afro natural...
E tenho descobrido coisas interessantes como maneiras de cuida, pessoas na mesmo luta...
me add em algumas comunidades no orkut... E tudo isso é o que me
dar forças para continua... Obrigada a todos do forum pela maravilhosa ajuda e apoio.
bjos
Déia afro
Obrigada Déia, são mensagens assim que me dão ainda mais certeza que vale a pena continuar com o fórum Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
Nycka28
Admin
Nycka28


Feminino Número de Mensagens : 73
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 14/08/2010

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty30/12/10, 12:33 am

Ano passado eu comecei a trabalhar mais dias e com muita gente de níveis sociais diferentes pois agora leciono em outro projeto do Governo Federal, quando fui nas entrevistas não rolou nada de mais, todo mundo achou natural, afinal estou no meio acadêmico, o engraçado foi a reação dos alunos, ninguém comentou nada, não ouvi nenhum comentário pejorativo eles me vêem como uma pessoa comum, meus colegas acham natural e não tenho sofrido nenhum tipo de preconceito por parte alguma . Acho que a mentalidade das pessoas está mudando ou será que fui eu que mudei, nesses três anos de cabelo natural fortaleci minha identidade racial e dei um uma levantada na auto-estima, percebi que as pessoas respondem a mesma forma que nós a olhamos. Eu me vejo comum, só mais uma garota de black power e os outros passam a encarar numa boa.



Última edição por Nycka28 em 14/01/11, 11:53 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
crizinha

crizinha


Número de Mensagens : 42
Data de inscrição : 28/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty30/12/10, 08:02 am

Linda foto Nicka28, feliz 2011 pra vc!
Ir para o topo Ir para baixo
Vanessa Dias

Vanessa Dias


Feminino Número de Mensagens : 110
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Data de inscrição : 05/01/2011

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty15/01/11, 02:18 pm

Muito legal os depoimentos! Smile

Tb não tive problemas no meio em que estou ... na verdade qdo comecei a me assumir ... fiquei mais bonita por gostar mais de mim, me aceitar mais, na verdade, elevou minha auto estima! afro E como a NIcka falou, em outras palavras: as pessoas nos olham como nos olhamos Smile ... eu estava bem, uai!!!

Mas falando do trabalho, sou designer, e nesse meio as pessoas são Mais "diferentes", alternativas, então, acho q é mais fácil a aceitação. Qdo comecei assumir meus cachos, e um dia coloquei o cabelo p/ cima e faixa (naqueles dias q o cabelo ñ colabora! rsrsr) um professor, coordenador de centro de pesquisa, me falou: Nossa, vc está mó styll! Fiquei feliz, pois foi 1 elogio, principalmente vindo dele rsrs

Tenho uma empresa de design de ambientes, e o unico problema do meu cabelo é q ele me deixa ainda mais nova. Então, qdo quero ficar mais séria (dar palestras ou 1ª reunião com cliente), a roupa e a maquiagem ajudam! rsrsr e faço um penteado em que prendo o cabelo c/ palito e deixo "tipo 1 franja" de lado ... e fico 1 pouco mais seria rsrsrs MInha sócia semprea fala: - Vanessa, não faz escova, seus cachinhos são sua marca especial, única. Smile

Enfim ... nunca me senti tão feliz qto agora! Posso me assumir!!!! E num tô nem aí p/ o q os outros pensam! bjussssssssssssss
Ir para o topo Ir para baixo
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty18/01/11, 06:46 pm

Nycka28 escreveu:
Ano passado eu comecei a trabalhar mais dias e com muita gente de níveis sociais diferentes pois agora leciono em outro projeto do Governo Federal, quando fui nas entrevistas não rolou nada de mais, todo mundo achou natural, afinal estou no meio acadêmico, o engraçado foi a reação dos alunos, ninguém comentou nada, não ouvi nenhum comentário pejorativo eles me vêem como uma pessoa comum, meus colegas acham natural e não tenho sofrido nenhum tipo de preconceito por parte alguma . Acho que a mentalidade das pessoas está mudando ou será que fui eu que mudei, nesses três anos de cabelo natural fortaleci minha identidade racial e dei um uma levantada na auto-estima, percebi que as pessoas respondem a mesma forma que nós a olhamos. Eu me vejo comum, só mais uma garota de black power e os outros passam a encarar numa boa.

Queria que tivesse um botão de "curtir" rsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
Nycka28
Admin
Nycka28


Feminino Número de Mensagens : 73
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 14/08/2010

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty19/01/11, 10:24 pm

j'aime. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh




hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh boba.
Ir para o topo Ir para baixo
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty28/01/11, 05:54 pm

Vanessa Dias escreveu:
Muito legal os depoimentos! Smile

Tb não tive problemas no meio em que estou ... na verdade qdo comecei a me assumir ... fiquei mais bonita por gostar mais de mim, me aceitar mais, na verdade, elevou minha auto estima! afro E como a NIcka falou, em outras palavras: as pessoas nos olham como nos olhamos Smile ... eu estava bem, uai!!!

Mas falando do trabalho, sou designer, e nesse meio as pessoas são Mais "diferentes", alternativas, então, acho q é mais fácil a aceitação. Qdo comecei assumir meus cachos, e um dia coloquei o cabelo p/ cima e faixa (naqueles dias q o cabelo ñ colabora! rsrsr) um professor, coordenador de centro de pesquisa, me falou: Nossa, vc está mó styll! Fiquei feliz, pois foi 1 elogio, principalmente vindo dele rsrs

Tenho uma empresa de design de ambientes, e o unico problema do meu cabelo é q ele me deixa ainda mais nova. Então, qdo quero ficar mais séria (dar palestras ou 1ª reunião com cliente), a roupa e a maquiagem ajudam! rsrsr e faço um penteado em que prendo o cabelo c/ palito e deixo "tipo 1 franja" de lado ... e fico 1 pouco mais seria rsrsrs MInha sócia semprea fala: - Vanessa, não faz escova, seus cachinhos são sua marca especial, única. Smile

Enfim ... nunca me senti tão feliz qto agora! Posso me assumir!!!! E num tô nem aí p/ o q os outros pensam! bjussssssssssssss

Aloé curtiu isso!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
EdnaAquino

EdnaAquino


Feminino Número de Mensagens : 3
Idade : 56
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 28/10/2010

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty05/04/11, 05:32 pm

Meninas,
Não tive problemas no trabalho. Meu afro está bem discreto, curtinho, acabei de sair da fase de transição. Mesmo na fase de transição ele estava curtinho e não chamava a atenção. Sou analista de sistemas e como sou funcionária muito antiga na empresa (20 anos) todos já conhecem meu trabalho há bastante tempo e nesse caso acho que a aparencia conta menos.
Já estive crespa com cabelos compridos presos, crespa com cabelos curtos como agora, alisada com cabelos soltos, magra, gorducha, em tanto tempo a gente muda muito. Fiquei um pouco apreensiva quando fiz, pela primeira vez, tranças de raiz na parte da frente da cabeça e fui trabalhar. Tive uma feliz surpresa, elogios! Smile Agora me sinto mais segura para repetir as tranças que só não são muito bem vindas justamente em casa.
Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty05/04/11, 05:48 pm

Oi Edna!
Estranho e triste que a falta de aceitação venha justamente de casa!!
Espero que isso não afete sua auto imagem te fazendo mudar para o que você não quer ser só para agradar.

Hoje eu fui trabalhar pela primeira vez com um lenço amarrado na cabeça nesse estilo: http://crepueetre-belle.blogspot.com/2009/04/mare-tet-facon-chignon.html

Ouvi alguns elogios, algumas piadinhas e percebi que outras pessoas ficaram olhando e não comentaram (para mim, mas comentaram entre si)... em fim, mas eu estou super bem na minha pele e pouco me importa essa gente. Pretendo continuar usando lenço com essa e outras amarrações.... quando puder tiro umas fotos
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
Aloé
Admin



Feminino Número de Mensagens : 1133
Idade : 42
Localização : Brasilia/Brasil
Data de inscrição : 31/05/2007

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty23/05/11, 05:45 pm

Fiz o meu Big Chop!!!
Tirei toda a química passando a máquina 4, meu cabelo nunca esteve tão curto!!! (deve estar com menos de 1 cm)
Eu estava me preparando psicológicamente para responder a comentários idiotas no trabalho mas para minha grande surpresa todo mundo adorou meu novo corte!!! Foi só elogios, vai entender essa gente..... rsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
https://afronatural.forumeiros.com
Monica Francisco31

Monica Francisco31


Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/07/2011

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty16/07/11, 09:04 pm

Eu propus essa questão pois estava muito preocupada com o afro. E na verdade tudo foi muito mais tranquilo que o esperado. Nesses últimos tempos tenho trabalhado bastante, continuo na faculdade e ingressei no Mestrado em Educação, andava meio enrolada e agora estou cheia de dúvidas quando o futuro. Tentar uma carreira quando se tem outra é complicado.
Ir para o topo Ir para baixo
Julia Maria

Julia Maria


Feminino Número de Mensagens : 13
Idade : 37
Localização : Jardinópolis Sp
Data de inscrição : 02/03/2012

Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty05/03/12, 03:45 pm

Infelizmente quando dizem "boa aparência" geralmente estão querendo dizer"pessoa branca, com cabelos lisos", eu ainda acredito que se uma candidata negra de cabelos naturalmente afros estiver concorrendo há uma vaga com uma mulher branca de aceblos lisos ou alisados, a branca tem muito mais chance de conseguir esta vaga. Sou negra com cabelos rec´m assumidos crespo natural, mesmo quando eu alisava o cabelo já passei por algo parecido á respeito de preconceito. Sou negra com muito orgulho, gráças a Deus! Nenhum preconceito jamais me fará negar flower quem eu sou.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabelos Naturais e Trabalho
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» SANZMAN - Por que aderir?
» Respeitem meus cabelos, brancos!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
AFRO NATURAL :: Off topic :: bla bla bla...-
Ir para: