AFRO NATURAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AFRO NATURAL

DESCOBRIR TODA A BELEZA DO CABELO AFRO E MESTIÇO.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Cabelos Naturais e Trabalho

Ir para baixo 
+23
crizinha
Nycka28
Déia
Bia Rios
rafaelfeliciojr
Booty
teca
pimenta caiena
maise
priscilinha
Narinha
Peta
Aloé
sueka
edmara
Vanessinha
Ororo - Kaisa
Gal
Nicapinica
Cris Sikeira
jujubinha
gui_catanduva
Nycka Braz
27 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty02/03/09, 01:26 pm

Faz muito tempo que desejo abrir essa sala para discutir se a estética afro interefere na busca de um trabalho?


Última edição por Nycka Braz em 10/02/10, 11:20 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty02/03/09, 01:33 pm

Já contei minha estória numa outra sala do fórum e desde o princípio falei com a Alóe sobre o meu desejo de criar um espaço para discutir este tema, mas ela está muito ocupada e eu não sabia abrir. Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Até que finalmente consegui fazer isso.
Acho esta discussão muito importante e já li vários posts de meninas que abordavam este tema.
Ano passado numa loja aqui no Rio a vendedora me vendo de black carapinha falou que acha este estilo lindo, mas tem medo de não conseguir emprego, pois ela trabalha no comércio em que a " aparência" conta muito.

Eu tive muito medo de parar de usar química por causa do trabalho pois sou professora de Ensino Fundamental -2º ciclo e Médio e PENSEI muito antes de parar de usar química pois temi não conseguir outro emprego por estar numa área muito restrita em que a aparência junto com a minha falta de indicações contam muito pois atuo na iniciativa privada (que infelizmente é muito hipócrita) e graças a Deus não tenho nenhum tipo de problema no meu trabalho, e sou muito bem recebida e eles encaram na boa eu ter o cabelo diferente ( pois todas as professoras negras tem cabelos alisados),
e a escola em que leciono é de classe média.
Continuo firme e forte na decisão de manter os cabelos naturais e não me imagino diferente, gosto do meu cabelo, da textura, da irritação que ele me provoca qdo simplesmente se comporta de modo inverso aos meus desejos, mais o que eu mais gosto nos meus cabelos é que eles são sinônimo de LIBERDADE de que posso ser livre dona do meu próprio padrão de beleza.

E não sei quanto ao futuro pois não pretendo alisá-los, nem permanente, nem nada. Quero deixá-los assim livres.
Mais não sei como será a aceitação qdo começar sa buscar outros horizontes numa área mais formal.

afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro afro


Gostaria que vocês me ajudassem a reunir as experiências e me falassem qual é a opinião de vocês.
BJOS
Ir para o topo Ir para baixo
gui_catanduva

gui_catanduva


Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/03/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty20/03/09, 03:47 am

Oi mto bom falar sobre o ambiente de trabalho, eu aqui nos poucos lugares que trabalhei nunca ngm reclamo, trabalhei num lugar de xerox que ja chegou gente e perguntava e tal sobre o cabelo hahaha dava raiva q nego metia o maozao mais td bem, acredito que aqui por ser cidade pequena e tal nao exista tanta divergencia qnto a isso. Estamos do jeito nosso de ser natural mudar é mto foda , mais creio q ainda há filhos da putas q julguem pela capa e não pelo conteudo!!!!

O maximo q ja fiz pra fica mais apresentavel é tirar aquela barba mal feita de 5 meses huahua .. do resto nao mexo nem por decreto!
Ir para o topo Ir para baixo
jujubinha

jujubinha


Feminino Número de Mensagens : 123
Idade : 43
Localização : Brasil
Data de inscrição : 15/04/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty20/03/09, 03:59 pm

Eis aí uma questão bastante interessante.
Infelizmente muitas empresas e principalmente escritórios exigem "boa aparencia" especialmente para mulheres = cabelos lisos e corpo sexy.
É um absurdo!
Desde que eu aderi ao cabelo natural, recebi muitas criticas de colegas de trabalho, mas não passava de puro terrorismo.
Dos chefes, apenas um comentou uma vez "nossa teu cabelo tá diferente, arrepiado", mas eu nem dei trela, só respondi: "é, parei de alisar, pois tava caindo muito e o medico me disse que se contia-se iria ficar careca" daí ele não falou mais nada, nunca mais... e olha que faz 2 anos que eu não aliso..na real o pessoal já acostumou! toda mudança no inicio gera uma certa resistencia, mas depois tudo vai se acertando.
vou deixar abaixo um site que colocou uma materia maravilhosa que dá para encaixar nesse assunto, vale a pena conferir:

http://adaobraga.wordpress.com/2007/08/24/quanto-custa-trabalhar-fora/

"
- Porque você não deixa ela trabalhar Adão? - É talvez a pergunta que mais tenho que responder, assim direta ou alguma variante do tipo: Ela não trabalha não? - Como que ser gerente administrativa de uma família não fosse trabalho. Principalmente as mulheres acham estranho que neste século que vivemos existam pessoas que ainda prende a mulher em casa, e não a deixa trabalhar, e ou, que existam mulheres que prefiram ficar em casa a sair para o mercado de trabalho.
Já fui rotulado de machista. E rotulam-na de mulher preguisoça, que fica em casa enquanto o marido sai para se matar de trabalhar para satisfazer seus caprichos e pagar suas contas ou como diz a Bíblia: “Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samária, que oprimis os pobres, que esmagais os necessitados, que dizeis a vossos maridos: Dai cá, e bebamos.” (Profeta Amós, denunciando a maneira como as mulheres antigas manipulavam os maridos, impulsionando-os, muitas vezes a serem corruptos e violentos para satisfazer seus caprichos e vaidades. Amós 4:1)
Bem, pessoal, não é bem assim que funciona por aqui. Eu não decidi que ela não iria trabalhar. Chegamos aqui, por um caminho lógico, planejado e devidamente calculado.
Ela é inteligente, agil, competente, tem pensamentos claros e rápidos. Sabe lidar e resolver diversas situações do dia-a-dia de um comércio. Sabe lidar com clientes. Atende as espectativas. E tudo que lhe chega as mãos ela resolve com eficiência.

  • Porque ela não vai para o mercado de trabalho?
  • Porque ela fica em casa desperdiçando sua carreira profissional?

A resposta é simples: Para as mulheres trabalharem fora é muito mais caro, e em nosso caso, depois de diversos cálculos, chegamos a conclusão, que o salário a percerber, não compensaria. Ficando aberto as possibilidades futuras dela encontrar satisfação salarial e sucesso na carreira profissional.
Quaase ninguém crítica um colega de trabalho que repete a camisa, a calça ou o sapato durante a semana. Porém, nem mesmo, os colegas masculino perdoa uma colega que vai ao trabalho com a mesma saia na mesma semana.
É verdade, que se tem adotados os uniformes para se poderem economizar as roupas do dia-a-dia, entretanto, mesmo assim, as mulheres ainda gastam muito para poderem trabalhar fora.
As mulheres - Não tenho dados cientificos ou de pesquisas para apoiar - gastam muito com sua aparência, e não é apenas por pura vaidade, é uma necessidade mesmo.
Elas gastam com salão, pois, tem que está com unhas, tornozelos, pés e cabelos arrumados. Tem que comprar colônias, perfumes, batons, acessórios e tantos outros itens necessários para o dia-a-dia do trabalho. Assim, se não procurar uma maneira de economia, no fim do mês, o dinheiro não dá para outras coisas além da aparência e a manutenção do próprio trabalho.
Os acessórios custam caro também para as mulheres. Bolsa, cinto, bijouterias, sapato ou sandálias custam caro para mantê-los e tê-los. O pior nem é ter de comprar tais itens, mas saber que em pouco tempo deixará de utilizar.
Quando fomos analisar a questão dela trabalhar, pensamos e colocamos no papel, o quanto teriamos que gastar com o trabalho dela. Conversamos muito sobre o assunto. Afinal, se uma mulher vai trabalhar sentada deve-se pensar na roupa, no tipo de sandálias, no tipo de maquiagem, no tipo de acessórios que terá que ter a disposição.
Se ela vai trabalhar em pé e de saia, e a empresa tem o uniforme, deve-se pensar em lencionhos, meia-calças para as pernas, sandálias ou sapatos. Se vai usar sandálias baixas ou de salto. Se vai usar batons claros ou escuros. Ainda sobre os uniformes, quando são obrigatório, deve se ter mais de uma peça. As empresas não dão muitas peças, aliás, boa parte das empresas cobram pelos uniformes “gentilmente cedidos”.
Eu não conheço nenhuma empresa que tem na folha de pagamento um adicional para a aparência. Você conhece?
Se deve pensar, quando se vai trabalhar, na questão do vil metal, para ele não se tornar a “raiz de todos os males”, caso contrário, é até pior sair para trabalhar, ou como diz por ai, e por aqui: “estou pagando para trabalhar“; Essa foi a nossa situação. Raras foram as vezes que ela saiu, que não pagamos para trabalhar.
Trabalhar fora de casa é caro. E não é só para as mulheres não! Para as mulheres é ainda mais caro! Num mercado de trabalho, onde as mulheres, nem sempre é valorizada, e não existe bonus de boa aparência na folha, muito menos, as empresas pagam por isto, apesar de exigi-los, deve-se pesar e pensar se realmente você ganha o suficiente para trabalhar fora de casa.
Nós trabalhadores temos que pagar por quase tudo que é necessário para se trabalhar; são raros os casos em que a empresa paga uma curso; que a empresa compre livros, apostilas, custeiem um seminário, que pague as despesas que você tem para estar lá todos os dias para trabalhar. Nem o cabelo que cresce durante o expediente eles pagam para cortar.
Depois de avaliarmos a situação, e colocando no papel as vantagens e desvantagens dela trabalhar, chegamos a conclusão que perderiamos mais do que ganhariamos"
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty23/03/09, 08:20 pm

Como diz a Booty eu concordo com vc em grau e intensidade. Nós mulheres temos muito mais dragões a matar no trabalho que os homens pois é cobrado da mulher socialmente que ela tenha uma " boa aparência " ou seja unhas feitas, cabelos arrumados, roupa impecável, sapatos alinhados e uma lasca qualquer nesta aparência é considerado uma quebra séria ao paradigma.


Última edição por Nycka Braz em 24/03/09, 04:32 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jujubinha

jujubinha


Feminino Número de Mensagens : 123
Idade : 43
Localização : Brasil
Data de inscrição : 15/04/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty24/03/09, 01:50 pm

Sim, e ainda classificam como boa aparencia o padrão: cabelo liso/alisado.
Ir para o topo Ir para baixo
Cris Sikeira

Cris Sikeira


Feminino Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/03/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty24/03/09, 06:55 pm

Ola pessoas!!!...
Nossa ultimamente eu ando super preocupada com esta questão, pois ja estou na reta final da faculdade de Enfermagem e escolhi uma profissão que atualmente esta passando por uma crise:cerca de 1000 alunos se formam por ano aqui no Rio de Janeiro, ou seja, não há emprego para todo mundo, especialmente no serviço publico.Então a solução é correr para os hospitais privados, tipo Rede D'or, entre outras, que são empresas declaradamente racistas.E meu medo maior é ter que mudar meu cabelo, destruir tudo aquilo de que ja estou convicta, so para ter que entrar no mercado de trabalho...
Eu trabalho como trançadeira tambem, principalmente para cobrir os gastos na facul, mas tambem porque amo trabalhar com cabelos afros (não tem coisa mais gostosa,rsrs). Não posso depender exclusivamente disso, pois aqui no Rio, o mercado esta cada vez mais concorrido e tem seus altos e baixos: há meses que minha agenda esta lotada de clientes (festas de fim de ano, carnaval) e eu não paro e tenho que me dividir em faculdade, estagio extra-curricular e tranças; e outros em que simplismente não aparece nada.
Não entendo o porque das pessoas não aceitarem aquilo que é extremamente natural:negro tem cabelo crespo e não há o que contestar!..O branco tem cabelo liso (o que é natural né) e ninguem fica apontando:olha lá, o branco do cabelo liso...Aff!
Ate quando nós negros teremos que renegar nossa cultura, nossa origem para entrar no mercado de trabalho?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty24/03/09, 09:23 pm

Nossa estou adorando as questões propostas, Cris concordo com vc em relação ao mercado de trabalho da discriminação que sofremos em relação aparência, principalmente em relação a nós que somos negros e temos cabelo carapinha. Não sei a melhor respota mais penso da mesma forma, por que nós negros temos que renegar nossa raça para obter um espaço no mercado de trabalho?
Fico pensando isso, agora resolvi mudar de área pois estou muito cansada do magistério (depois de cinco anos, estou sem esperanças) e como pretendo atuar na área de Moda posso trer um visual mais descolado, mas em trabalhos mais formais não encontro muita gente ( na verdade, o único que conheço trabalha numa ONG que trabalha com questões étnicas)
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty24/03/09, 09:24 pm

depois eu volto a tecer mais considerações.
Ir para o topo Ir para baixo
Nicapinica

Nicapinica


Feminino Número de Mensagens : 254
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/12/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty29/03/09, 04:47 pm

Eu nunca trabalhei p/ valer (pois é, povo, é o desemprego...), mas durante a faculdade fiz alguns estágios e após participei de alguns processos seletivos também.

Não acredito que tenha sofrido discriminação devido ao meu visual. Lembro que na primeira entrevista que fiz, já formada, fiquei em dúvida sobre o que fazer com o tufo, e todo mundo me disse p/ arrumá-lo normalmente... E foi o que eu fiz. Coincidentemente, no mesmo processo seletivo tinha um cara de tranças tipo rastafari, achei um barato! Nós não conseguimos o emprego, mas não acredito que nosso cabelo tenha influenciado - as selecionadas eram mais qualificadas que a gente, não tenho como negar isso.

Essa questão de aparência é muito complicada, existe uma linha muito tênue entre "exigência de alinhamento" e discriminação... Pq, honestamente, eu não teria coragem de me apresentar diante de uma seleção com um argolão, pulseirão e um "big fro", como se estivesse indo fz figuração em um videoclipe, mas ao mesmo tempo não posso deixar meu cabelo em casa!!... Shocked

Acho que sempre existe um meio termo... Por exemplo, não acho que trança nagô seja inapropriada, muito pelo contrário, mas é sempre bom andar com as tranças em dia, sem grandes elaborações de desenhos, cores, formatos... Enfim, acho que dá p/ manter sim o cabelo, mas mantendo também a sobriedade.

Agora, quanto ao resto, bom... Cara, não acho que o preço dos recursos de embelezamento sirvam de desculpa p/ impedir a mulher de entrar no mercado de trabalho. Bijuteria e maquiagem, esmalte, perfume, tratamento de beleza é supérfulo, me desculpem. E nem é caro, todo lugar tem um camelô onde se acha acessórios bonitinhos e baratos. Bolsa, se sobrevive muito bem com umas duas, três, no máximo. Sapato a gente usa até acabar, roupas idem. Quem acha que isso é necessário ou que toda mulher PRECISA disso aos montes pra sobreviver é machistinha de araque, sim. E digo mais, quem acha que as mulheres serão criticadas por outras mulheres se não tiverem tudo isso só reforça a tradicional "picuinha" ou rivalidade feminina, que eles acham que é natural, mas na verdade é construída e é muito interessante que se mantenha... Afinal, o que será das empresas de cosméticos, marcas de roupas, sapatos, salões, manicures, esteticistas...?
Ir para o topo Ir para baixo
Cris Sikeira

Cris Sikeira


Feminino Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/03/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty29/03/09, 05:40 pm

Pois eh, mas eu ñ vou alisar, ou passar nenhum tipo de produto no cabelo para me "adequar' ao trabalho..O maximo que vou quando eu tiver alguma entrevista de emprego é fazer é um babyliss p meus cachos ficarem mais definidos e olhe la...Tambem acho que é legal manter a sobriedade (principalmente na minha area)...O mesmo seria se uma mulher de cabelos lisos, chegasse com cabelo ultra vermelho ou laranja, sei lá...Acho que isso vale em todos os casos, independentemente da etnia...Mas o dificil mesmo, é fazer com que as pessoas aceitem que o cabelo afro, crespo natural é normal..
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty29/03/09, 10:24 pm

Nicapinica adorei suas considerações e penso meio parecido com vc, acho que não dá para para ousar sempre (infelizmente)pois quando se está no mercado de trabalho vc tem que atender ao perfil do trabalho.....
eu queria fazer umas coisas mais....... deixa estar
Acho que por ser professora tenho até mais liberdade com o visual pois o professor é valorizado ( isso é complexo) por seu intelecto e aparência numa seleção é a coisa menos importante, vale mais cursos, experiências e desempenho e o tal do QI.
Nas outras profissões eu não sei pq só sou professora e faz anos que não procuro outro tipo de emprego.

..........................................

Cris adorei a idéia do baby liss nunca tinha pensado nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
Nicapinica

Nicapinica


Feminino Número de Mensagens : 254
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/12/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty30/03/09, 01:44 am

É que isso demanda um certo tempo e disposição, mas existem muitas
formas de pentear nossos cabelos de modo que fiquem adequados às mais diversas
situações - de um passeio no parque a um funeral. Temos outras possibilidades sim, é só ter um pouco de criatividade...



Eu acho até que a mídia reforça muito essa estética do negro como aquele que, se antes raspava ou alisava o cabelo p/ se adequar, agora tem q usar SUPER fros ou SUPER dreads ou SUPER qualquer coisa p/ se afirmar... Eu até entendo que se exagera p/ de certa forma solidificar essa afirmaçao, mas isso também estereotipa o negro.

A partir daí, parece que só temos como possibilidades essas que eles martelam, e quando a gente não faz, perguntam "mas por queeeeeeee vc não tem um tambéééém???". No fim, cai na mesma armadilha do "mas pq vc não alisaaaa???"...

Enfim... Dei uma viajada, pode ser meio absurda, mas tenho essa sensação incômoda às vezes...
Ir para o topo Ir para baixo
Cris Sikeira

Cris Sikeira


Feminino Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/03/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty30/03/09, 01:16 pm

Isso me lembra uma certa vez, no periodo passado,lá na facul,em que minha professora de Gestão disse que "niguem chegaria em uma entrevista de emprego com um cabelo rasta ou com dreads"..E detalhe que neste dia eu estava de tranças soltas..Então assim que a aula terminou, fui falar com ela que não concordava com o que ela tinha dito..Ai ela virou p mim e disse que ela estava se referindo ás pessoas que fazem tranças coloridas,desenhos exagerados; e que minhas tranças eram elegantes, que estavam simples (sem nenhum "adorno")...
Como se o cabelo influenciasse no seu desempenho no trabalho, como se com um cabelo afro você se seria um mal profissional.
Mas a grande verdade é que a discriminação não esta no cabelo natural e sim na cor da pele...O negro com cabelo alisado ou natural, continuara sendo negro ( a não ser que faça o mesmo que o Michael Jackson,hahaha)....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty30/03/09, 10:41 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pena que não tenho dinheiro para isso.kkkkkkkkkkkkkkkkk
mas tb eu não quero nem de graça aquele negócio que ele fez.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkq louco!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Cris Sikeira

Cris Sikeira


Feminino Número de Mensagens : 27
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/03/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty02/04/09, 10:14 am

Aquele ali é louco de pedra!!...hahaha..Pelo menos ele entrou p historia:o unico negro a virar branco..kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=ms
Gal

Gal


Feminino Número de Mensagens : 439
Idade : 46
Localização : Contagem/MG
Data de inscrição : 04/07/2007

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty08/04/09, 01:39 pm

É quero só ver como vai ser quando eu precisar arrumar trabalho novamente.
Será que vou sentir o peso da descriminação?
Se Deus quiser não, pois não pretendo alisar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ororo - Kaisa

Ororo - Kaisa


Feminino Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/01/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty10/04/09, 12:23 pm

Eu sempre usei tranças soltas.
Inventei de usar mega hair e detonei meu cabelo.
Fiz permanente afro e também não rola.
Agora ele está do jeito que ele é pois eu não o conhecia.
Vamos ver como fica.
Nunca tive problemas,até então pq sempre trabalhei com japoneses,decendentes europeus.E eu sempre tomo bronca.
- Menina eu vi uma mulher com o cabelo afro.Do estilo do seu.
Ou então:
- Vc é a única pessoa que conheço que combina com laranja.
Ou mais(do filho do meu ex boss).
- Não ,as meninas daqui usam muito preto.Vc é a única que sabe usar cores.E não ficar exagerada.Manter a linha.
No trabalho eu nunca tive.Na família TODOS os dias.
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty10/04/09, 03:37 pm

Legal a visão que a pessoas de outros países tem do negro né? Visão completamente diferente do brasileiro que movido por conceitos embraquecedores implantados pelas economias capitalistas.
Ir para o topo Ir para baixo
Vanessinha

Vanessinha


Feminino Número de Mensagens : 56
Idade : 34
Localização : Recife-PE
Data de inscrição : 17/07/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty26/06/09, 03:37 pm

Nycka,
Foi muito legal ver seus comentários,assim como vc futuramente serei professora.Em agosto começo o 4°período do curso de Letras.Foi bom saber que vc não sente nenhum tipo de preconceito na escola onde vc ensina,mesmo sendo de classe média,como vc disse!
Quando decidir deixar meu cabelo ao natural tbm pensava muito nessa questão do trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty26/06/09, 03:58 pm

É sentia o maior medo de sofrer discriminação por parte dos alunos da escola e tudo bem, à vezes meus alunos falam assim fulano é neguinha do cabelo duro e eu pergunto, mas ué eu sou negra e meu cabelo é natural e as crianças falam não, professora você não. Por isso passei um trabalho, através de uma pesquisa histórica sobre esses conceitos para eles aprenderem sobre raça e racismo de forma que eles comecem a pensar o quanto a beleza e os padrões estão sendo ditados pela cultura em que o indivíduo está inserido.
Ir para o topo Ir para baixo
Nicapinica

Nicapinica


Feminino Número de Mensagens : 254
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/12/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty27/06/09, 02:26 pm

Uma coisa que a Vanessinha falou e me chamou a atenção - o fato de a escola da Nycka ser de classe média e ela não sofrer preconceito por causa do cabelo.

Pois sabem q eu acho que é ao contrário? Pelo menos eu sinto que pessoas de classes mais altas, digamos, muitas vezes aceitam e acham mais legal os cabelos naturais nos negros, desde que bem cuidados. Agora eu sinto muito mais a reprovação das pessoas mais pobres (q nem eu, aliás!), pq essas geralmente, têm cabelo alisado de diversas formas... Parece q elas alisam p/ parecerem "menos pobres", ou q o cabelo crespo é sinal de pobreza... Enfim...

Pode parecer estranho, mas experimentem sair à noite e ir p/ Via Show e depois irem p/ uma boate do Centro da cidade ou zona sul (isso p/ quem está no RJ, né...). Os olhares são outros!
Ir para o topo Ir para baixo
edmara

edmara


Feminino Número de Mensagens : 18
Idade : 39
Data de inscrição : 27/04/2009

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty27/06/09, 03:13 pm

Ola a todos...eu a muito tempo entro neste forum e agradeco a ele por todos os conflitos e duvidas que tinha em relacao ao cabelo e ao fato de ser negra. Vejo que nao sou unica. Finalmente hoje apos tanto tempo me deu vontade de falar. Acho o que a Nicapilica disse esta super certo. Estou com o cabelo sem quimica (gracas a Deus consegui minha libertacao destes produtos) e sinto maior preconceito quando foi ao suburbio ou falo com pessoas com um nivel cultural mais baixo ( elas geralmente falam para fazer um relaxamento na raiz...coisas desse tipo).
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty27/06/09, 07:43 pm

Meninas quanto a isso não posso opinar pois habito uma área pobre interior do Rio de Janeiro, em Queimados e não observo este tipo de comportamento em relação aos meus cabelos, talvez pq já aceitei e assumi numa boa eles como naturais que não e dou conta da reação das outras pessoas. Antes eu usava tranças nagô, só que tive uma queda causada por uso de uma tintura e desde então para disfarçar só uso black power e não percebo nada a minha volta seja no trabalho, no curso de inglês que faço aqui perto de casa ou na ida para escola em Quintino.
Rola às vezes uma crítica por parte da minha mãe, que acha que não ficarei arrumada com o cabelo natural ...
Ai eu me arrumo, me maquio e saio maravilhosa e ela esquece que meu cabelo é pixaim. bjksssss
Ir para o topo Ir para baixo
Nicapinica

Nicapinica


Feminino Número de Mensagens : 254
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/12/2008

Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty27/06/09, 08:33 pm

Eu percebi isso qnd resolvi tirar as tranças em definitivo. Geralmente as pessoas que achavam meu black "um barato" eram as "descoladas" da faculdade. Meus vizinhos, amigos e parentes de onde eu moro (zona oeste do Rio) sempre perguntavam "e agora, qnd vc vai alisar? Pq vc não faz uma escova p/ ver como fica? Vai deixar o cabelo ASSIM?" - detalhe p/ a cara de horror qnd falavam "assim"...

Eu sou a exceção das exceções da minha rua, aqui todas as "crespas" alisam, ou fazem escova, ou põem extensões ou tranças; não vejo ninguem com cabelo natural "assumido", ou seja, gente q ande com ele solto, bem cuidado. Quem não faz nada no cabelo anda com ele preso, acha q não tem jeito pq o cabelo é ruim...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabelos Naturais e Trabalho Empty
MensagemAssunto: Re: Cabelos Naturais e Trabalho   Cabelos Naturais e Trabalho Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabelos Naturais e Trabalho
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» SANZMAN - Por que aderir?
» Respeitem meus cabelos, brancos!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
AFRO NATURAL :: Off topic :: bla bla bla...-
Ir para: