AFRO NATURAL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AFRO NATURAL

DESCOBRIR TODA A BELEZA DO CABELO AFRO E MESTIÇO.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Afro natural: modismo ou resgate das raízes?

Ir para baixo 
+5
Nicapinica
vanessa
Blackinha
Nycka Braz
Luzana
9 participantes
AutorMensagem
Luzana

Luzana


Feminino Número de Mensagens : 10
Idade : 50
Localização : Salvador
Data de inscrição : 03/12/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty11/12/08, 10:52 am

Olá pessoas, bom dia

estudo comunicação social pela Universidade do estado da Bahia e a moda, enquanto produto da industria cultural é um objeto interessante para estudo. essa questão será o tema para a minha monografia. Gostaria de saber suas opiniões, idéias, sugestões, críticas.
aguardo posts
Smile bjs
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty12/12/08, 12:50 pm

Lu acho este assunto super interessante a ser discutido pois a afirmação étnica e um assunto que está em voga pela '' mudança" dos padroes de beleza e valorização dos tipos étnicos em detrimento de uma beleza global perfeita na qual a maioria da população mundial não se encontra inserida, pois cada raça tem suas características físicas referentes a cabelo, estatura, ton de pele, formato da boca e nariz sendo discriminatório criar um padrão que será inalcançável para determinadas raças.
Um exemplo disto é referente a forma física, vivemos numa sociedade que cultua a magreza e "despreza" as pessoas que estão fora deste padrão que precisa ser mantido independente do quanto as pessoas sofram para se enquadrarem.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty20/01/09, 10:56 pm

Olá, Luzana!
Não penso que o natural seja modismo, mas uma conseqüência da visão de vida que adquirimos.
A necessidade de preservar a natureza desperta o conceito de holismo. Se pensarmos no Todo inevitavelmente pensaremos na origem e no destino de todas coisas, na continuidade e na finitude, na inerência e na artificialidade... o que é natural e o que é imposto...
Ir para o topo Ir para baixo
Blackinha

Blackinha


Feminino Número de Mensagens : 5
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 14/02/2009

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty14/02/09, 10:21 pm

Bem, concordo com tudo o que foi dito (ou escrito). Creio que os negros, principal parcela da população que possui características que não são aceitas pela sociedade, estão deixando de seguir padrões impostos e "o retorno" a origem de seu cabelo é uma forma evidente de se afirmar no meio de tudo isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty15/02/09, 12:03 am

Luzana gostaria de saber uma opinião referente a este assunto. Você acha que o padrão de beleza vinculado na mídia é falso pois privilegia uma parte ( geralmente branca da sociedade) ou porque a sociedade de consumo é mantida através de icônes?
Ir para o topo Ir para baixo
vanessa

vanessa


Número de Mensagens : 64
Data de inscrição : 31/10/2007

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty16/02/09, 09:01 pm

Olá Meninas!!!
Bom, eu, sinceramente, acho que esse marco histórico da valorização da Beleza negra, em suas diversas formas, está intimamente ligada ao maior nível de instrução da comunidade negra globalmente considerada, que, de certa forma, está se impondo na sociedade de maneira firme e concientizada. Não acredito, portanto, se tratar de modismo, esta 'revolução' que tem forma exterior de demonstração da beleza negra, certamente, é mais que isso, nas entrelinhas sabemos que tudo isto demonstra que a comunidade negra está firme, derrubando conceitos pré-estabelecidos, pautados em uma longa e trágica tragetória histórica.
BJS
Ir para o topo Ir para baixo
Nicapinica

Nicapinica


Feminino Número de Mensagens : 254
Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/12/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty16/02/09, 09:45 pm

Olha, eu vejo o lado positivo disso, já que muitas pessoas, de uns tempos p/ cá, tem tido mais possibilidades de manter seu visual mais natural ou adotar elementos que remetem a algo étnico ou o que seja.

Mas acho que não podemos esquecer que esse boom de roupas e cabelos étnicos está estritamente ligado à ascenção econômica do negro e da constatação, por parte do mercado, de que ele também é um consumidor. Essa diversificação nos produtos disponíveis p/ nossos cabelos, por exemplo, não aconteceu só pq surgiu um fabricante bonzinho e sensibilizado com a nossa causa, e sim pq a indústria percebeu que somos um grupo com potencial de consumo...

Não deixa de ter seu lado positivo, é claro, mas de certa forma poderíamos sim considerar um modismo - talvez não passageiro, se é que existe modismo permanente, mas algo que veio como forma de atingir um nicho, até então não atendido, do mercado consumidor.
Ir para o topo Ir para baixo
Mesaque

Mesaque


Masculino Número de Mensagens : 7
Idade : 46
Localização : Duque de Caxias - RJ
Data de inscrição : 04/01/2009

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty01/03/09, 10:26 pm

Olá pessoal, um assunto interessante esse proposto aqui, muitas coisas legais foram abordadas e eu gostaria de acrescentar algumas outras. Vivemos em uma sociedade de consumo e não há como negar isso, os negros passaram a ser vistos como consumidores, com certeza, mas o que realmente precisamos perceber e refletir é o fato de que nós os negros somos infinitamente mais que cabelos e roupas, a sociedade "dominante", através da mídia massificante, nos empurrou guela a baixo a idéia de que o bonito era o branco, o cabelo bom era o "liso" e infelizmente muitos acreditaram nisso. Nos esforçavamos ao máximo para nos enquadrarmos ao "padrão" e isso não nos tirava apenas as nossas características físicas, acima de tudo nos tirava a "personalidade", pois, por mais que tentassemos, não conseguiriamos ser como "eles" diziam ser o certo, e estando engajados na tentativa de seguir o padrão esqueciamos o que realmente importa, quem realmente somos. Devemos nos valorizar como indivíduos únicos, vivendo em conjunto, mas, individuais. A única maneira de não deixarmos que nossa valorização seja apenas um modismo é valorizando nossas raízes de verdade, não nos guiando por celebridades, já que, infelizemente, a maioria dos negros que se tornam celebridade, não demonstram, pelo menos publicamente, a defesa pelas causas negras, talvez com medo de perderem seus empregos ou contratos, mas esse tem sido o grande problema da sociedade, a omissão, que faz com que muitos se calem para não perdedrem alguma coisa. Devemos passar por cima disso tudo, temos que mostrar nosso cabelo "duro", nossa pele "preta", nossos lábios grossos e abrir a boca sempre e defendermos nossa beleza, nosso estilo, o de cada um, sem padão, sem medidas, e então eles saberão que não seguiremos mais suas mentiras, pois eles já sabem que estamos aqui, agora saberão que vamos ocupar nosso lugar.
Ir para o topo Ir para baixo
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty02/03/09, 12:23 pm

Mesaque concordo em absoluto com vc, principalmente em relação ao termo sociedade de consumo, e por sermos uma sociedade com esta característica sempre nos é enfatizado a necessidade de um padrão que deve ser seguido em detrimento a outrAfro natural: modismo ou resgate das raízes? Moz-screenshotos.


Última edição por Nycka Braz em 12/04/10, 04:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Gabih

Gabih


Feminino Número de Mensagens : 127
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/09/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty10/07/09, 01:22 am

Nem tenho muito o que dizer. O nosso companheiro Mesaque disse tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Carine Carapinha

Carine Carapinha


Feminino Número de Mensagens : 25
Idade : 33
Localização : Araucária PR
Data de inscrição : 11/04/2010

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty11/04/10, 08:41 pm

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Icon_biggrin


Última edição por cary_afrik em 11/04/10, 08:55 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000831405506
Carine Carapinha

Carine Carapinha


Feminino Número de Mensagens : 25
Idade : 33
Localização : Araucária PR
Data de inscrição : 11/04/2010

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty11/04/10, 08:52 pm

Acredito que ser negro independe
de usar ou não cabelos naturais,isso é apenas uma escolha que cabe
somente a nós atribuílá a nossas vidas.Pois graças a DEUS temos o
privilégio de podermos escolher se queremos ou não os nossos cabelos
lisos,crespos com cachinhos,black,relachados com trancinhas, dreads...
não é isso que nos fará mais ou menos negros.
Se o afronatural é um
modismo?acredito que sim,mais um modismo que acabou abrindo os nossos
olhos e nos fazendo ter orgulho da nossa cor dos nossos traços fisicos
e do nosso
tão pré-conceituado
cabelo pois a tempos atráz o mesmo era tachado como duro,ruím e
aceitavamos isso sem retrucar mais graças ao modismo afronatural
descubrimos que não são feios nem duros ou ruins,são crespos assim como
os lisos sao lisos e os cacheados são cacheados e dái passamos a ter
orgulho das nossas belas madeixas,e a não dar importância ao que os pré-conceituosos
falam sobre a nossa cor e o nosso tão criticado cabelo crespo!
Daí vem outra pergunta:será que com o movimento negro em tanta evidência,acabamos definitivamente com o fantasma chamado"pré-conceito"?
-Eu acredito que não!mais que estamos sim no caminho certo
.
Um xero e muito axé 100-pre
Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Icon_rr
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000831405506
Nycka Braz

Nycka Braz


Feminino Número de Mensagens : 646
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 16/05/2008

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty12/04/10, 04:42 pm

é bom lembrar que movimento black power foi super importante para a valorização da estética negra, e continua sendo uma forma de nós negros nos afirmamos dentro de um padrão de beleza que naum fazemos parte.
Ir para o topo Ir para baixo
Tunganey




Feminino Número de Mensagens : 9
Idade : 42
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/05/2011

Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty30/05/11, 04:44 pm

Eu não acho que seja modismo...eu pelo menos decidi usar o meu cabelo natural porque fartei-me de ter queda de cabelo pelo uso da química.
Foi a melhor coisa que fiz e não me arrependo de nada,o cabelo afro é lindo e dá-nos muitas possibilidades.
Agora sim sinto-me normal porque com 29anos não tenho que andar o tempo todo com o cabelo quebrado como se estivesse doente.Já repararam que os negros são os únicos que vivem com problemas capilares o tempo todo claro não vou falar de quem tem problemas hormonais ou se encontra doente.Nós é que procuramos estes problemas porque não queremos ser normais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://tunganey-lene.blogspot.com/2011/06/cabelo-crespo-produtos
Conteúdo patrocinado





Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty
MensagemAssunto: Re: Afro natural: modismo ou resgate das raízes?   Afro natural: modismo ou resgate das raízes? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Afro natural: modismo ou resgate das raízes?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresento meu album, blog, fotolog....
» Afro Puf ou Black Power
» Carta Afro-brasileira
» A descoberta do Natural

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
AFRO NATURAL :: AFRO, NATURALMENTE :: Mediateca-
Ir para: